DIA MUNDIAL DO COMBATE AO ALZHEIMER

"Uma das maneiras mais importantes de ajudar as pessoas é oferecer-lhes informação"

MEDIDAS PREVENTIVAS ALZHEIMER

Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha? Hum... preocupante).
Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse ''melhor morrer de vodca do que de tédio'', eu digo:
melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Trecho extraído de um texto de Roberto Goldkorn (psicólogo e escritor) veiculado na intenet.

* * * * * * * * * * *
Dicas para escapar do Alzheimer
Além de manter uma dieta balanceada, rica em alimentos como: peixes, cereais integrais, frutas, folhosos variados, vinho, azeite ( aos moldes do que alguns pesquisadores convencionaram a chamar "dieta mediterrânea"), é necessário manter uma atividade cerebral saudável. Como? Através da estimulação de novas formas de pensar e também de de comportamento, evitando assim as condutas rígidas, limitadas no cotidiano , q nao estimulam todo o potencial neurologico, e assim, novas conexões neuronais.

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que "NEURÓBICA," a ''aeróbica dos neurônios'', é uma nova forma de exercício
cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.
Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso:
Limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, além de ficar atento a qualidade da rotina e dos pensamentos, é necessário praticar exercícios 'cerebrais'' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.

O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.


Faça um teste:
  • use o relógio de pulso no braço direito;
  • escove os dentes com a mão contrária da de costume;
  • ande pela casa de trás para frente; (como na China o pessoal treinando isso num parque);
  • vista-se de olhos fechados; Fale com os olhos fechados, guiando-se apenas pelo estimulo auditivo (não tenha medo de parecer louco, pior que parecer é ser um, acredite...);
  • Tente compreender linguagens nao verbais e se familiarizar com elas, existem bons livros sobre o assunto;
  • estimule o paladar, com coisas diferentes; sabores exóticos, antes nunca experimentados (vale mudança de temperos e na forma de preparo);
  • veja fotos de cabeça para baixo;
  • Veja as horas num espelho;
  • faça um novo caminho para ir ao trabalho;
  • Encare de forma prazerosa a atividade física, mude de modalidade, dance ao som de ritmos variados. (principalmente aqueles com que nao tem familiaridade);
  • Visite museus, teatro, circo, shows musicais, apresentações artísticas diversas, que enfatizem movimento corporal... Realize atividades como leitura, pintura, decoupage, escultura, canto, etc;
  • Invente piadas novas, comece a encarar as situações rotineiras, cansativas, chatas mesmo :) com bom humor... (por mais que seja aborrecido um acontecimento, pode gerar uma ótima piada);
  • Visite países , cidades novas, observe costumes diferentes, vale tudo para interagir com o novo e agregar conhecimentos.
  • Mude de sexo por um dia!!!! (Brincadeira)
A proposta é mudar o comportamento rotineiro.

Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Mude sempre que necessário um padrão mental rotineiro (principalmente se ele for chato, não prazeroso... Reavalie conceitos: será que tal conduta é realmente necessária?)

Vale a pena tentar!

Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado?
Envie esta mensagem, usando o mouse com a mão esquerda?


Para saber mais:

Exercicios para o cerebro:
satei.vilabol.uol.com.br
pontomidia.com.br
academiadocerebro.com


Informações sobre a doença e como ajudar familiares:
www.abapaz.org.br
www.neurociencias.org.br
www.advita.pt


Alimentação, prevenção e tratamento:
sna.saude.gov.br
www.bbc.co.uk
www.alzheimer.med.br
noticias.terra.com.br


"NÃO OUÇA CONSELHOS FORA DA ÁREA MÉDICA, CERTIFIQUE SEMPRE EM ÓRGÃOS FEDERAIS A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES VEICULADAS EM MÍDIA. PARA CONDUTA CLINICA E ORIENTAÇÕES MAIS ESPECÍFICAS PROCURE SEMPRE UM PROFISSONAL DA SAÚDE"

Comentários

Postagens mais visitadas